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     As curvas e a sua abordagem.

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    MensagemAssunto: As curvas e a sua abordagem.   As curvas e a sua abordagem. Icon_minitimeSáb 06 Mar 2010, 22:09

    "Extraído do fórum Gang do Limão de autoria do KUP."

    Artigos de outras andanças que guardei e muita utilidade me deram na altura em que comecei... Assim parece-me bem partilhar convosco...



    Parte 1- A curva

    Vamos falar de curvas e como elas se fazem. A maioria dos acidentes de moto, quando o motociclista vai sozinho e sem intervenção de outros veículos, acontecem porque a moto entra mal na curva (descrevendo posteriormente uma circunferência demasiado larga), e o motociclista não consegue corrigir a situação.

    Pergunta: Quando entras numa curva demasiado depressa, o que fazes?
    a) Travas
    b) Usas a embraiagem
    c) Reduzes uma mudança
    d) Desaceleras
    e) Inclinas-te mais

    Veremos no fim a resposta correcta a esta questão.


    Pergunta: Quando travas, para onde é que vai o peso?
    a) Para a frente
    b) Para trás
    c) Para dentro
    d) Para fora

    A resposta correcta é “a) Para a frente”. O peso vai para a frente, tirando tracção à roda de trás.

    Pergunta: Numa curva, tu queres:
    a) Mais peso no pneu da frente
    b) Menos peso no pneu da frente
    c) Mais peso no pneu de trás
    d) Menos peso no pneu de trás
    e) O mesmo peso em ambos os pneus

    A resposta correcta é “e) O mesmo peso em ambos os pneus”. “Aliviar” o peso atrás irá causar perca de tracção, e a moto poderá “escorregar” debaixo de ti. O peso deve ser igual em ambos para a moto descrever a curva o mais estabilizada possível.

    Pergunta: Travar em curva é a única coisa que “alivia” o peso atrás?
    a) Sim
    b) Não

    A resposta é “b) Não”.
    Em curva, a moto não conhece a diferença entre travar, embraiar, reduzir ou desacelerar. Em curva, qualquer uma destas formas de desaceleração irá causar a mesma reacção – “aliviar” o peso atrás.

    Portanto, a resposta à primeira pergunta é “e) Inclinas-te mais”. Entra na curva por fora, olha para o ponto mais afastado que conseguires, inclina a moto, e mantém uma aceleração constante durante toda a curva, “rolando” progressivamente o punho. O tempo para abrandar, travar e outras coisas, é antes da curva, antes de inclinares a moto. Se entrares numa curva muito depressa, inclina-te mais e mantém uma aceleração constante. Uma das coisas que devemos todos praticar para descrevermos bem uma curva é uma técnica chamada “Slow, Look, Lean and Roll”.



    Parte 2- A Técnica

    Slow (abrandar): Usa os dois travões para abrandar (diz-se que a força a aplicar deverá ser aproximadamente de 75% no(s) da frente e 25% no de trás), e reduz a(s) “mudança(s)”. A moto deverá estar engrenada na “mudança” correcta e “desembraiada” antes de começares a curva.

    Look (olhar): Olha para a saída da curva (ou o ponto mais longe que conseguires. Este é provavelmente o passo mais importante de todos. Mantém a cabeça e os olhos levantados e nivelados com o horizonte, não olhes para o chão à tua frente. Numa moto, tu vais para onde olhas, e se olhas para baixo, vais para baixo… Manter a cabeça levantada ajuda-te a manter o equilíbrio e o controle. Se quiseres virar para a direita, vira a cabeça (e os olhos) para a direita e vê para onde queres ir, olha para o ponto de saída da curva. Se quiseres virar para a esquerda, faz a mesma coisa.

    Lean (inclinar): Inclina a moto para fazer a curva. Usa o guiador (e não o peso do corpo) para te inclinares. Se te quiseres inclinar para a direita, empurra o punho direito para a frente. Se te quiseres inclinar para a esquerda, empurra o punho esquerdo para a frente. Chama-se a isto “countersteering”, (Explicação) e é a melhor maneira de inclinar uma moto em movimento.

    Roll (“enrolar” o punho): Uma velocidade constante ou uma ligeira aceleração (e não o abrandamento ou travagem) estabilizam a suspensão e distribuem a tracção e o peso igualmente pelos dois pneus. Se não conseguires acelerar suavemente durante a curva, é porque já a começaste a fazer mal. Abranda mais, antes da curva, para poderes acelerar durante a mesma.

    Pensem sempre antes de cada curva: "Abrandar, olhar, inclinar e acelerar"... "abrandar, olhar, inclinar e acelerar"...


    Fontes:

    http://www.rider-ed.com/tips/cornering.htm

    http://www.motorcyclesafety.state.mn.us/pages/tips_pages/askmmsc/mhandling/askmmsc_mhandling_6.html


    Agora é praticar..............!!!!!
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