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 Técnica - As curvas (Parte 1 e 2)

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ppdiniz
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MensagemAssunto: Técnica - As curvas (Parte 1 e 2)   Seg 08 Mar 2010, 15:49

Olá a todos,
Mesmo para os mais experientes, existem determinadas coisas sobre as quais podemos sempre aprender mais, de modo a aperfeiçoarmos a nossa maneira de conduzir. Existem técnicas para conduzir uma moto, e às vezes não é só por conduzirmos todos os dias que as dominamos. É preciso treino. São dois pequenos textos, que a seguir transcrevo, e que espero que sejam úteis para todos.



Parte 1- A curva

Vamos falar de curvas e como elas se fazem. A maioria dos acidentes de moto, quando o motociclista vai sozinho e sem intervenção de outros veículos, acontecem porque a moto entra mal na curva (descrevendo posteriormente uma circunferência demasiado larga), e o motociclista não consegue corrigir a situação.

Pergunta: Quando entras numa curva demasiado depressa, o que fazes?

a) Travas

b) Usas a embraiagem

c) Reduzes uma mudança

d) Desaceleras

e) Inclinas-te mais

Veremos no fim a resposta correcta a esta questão.



Pergunta: Quando travas, para onde é que vai o peso?

a) Para a frente

b) Para trás

c) Para dentro

d) Para fora

A resposta correcta é “a) Para a frente”. O peso vai para a frente, tirando tracção à roda de trás.

Pergunta: Numa curva, tu queres:

a) Mais peso no pneu da frente

b) Menos peso no pneu da frente

c) Mais peso no pneu de trás

d) Menos peso no pneu de trás

e) O mesmo peso em ambos os pneus

A resposta correcta é “e) O mesmo peso em ambos os pneus”. “Aliviar” o peso atrás irá causar perca de tracção, e a moto poderá “escorregar” debaixo de ti. O peso deve ser igual em ambos para a moto descrever a curva o mais estabilizada possível.

Pergunta: Travar em curva é a única coisa que “alivia” o peso atrás?

a) Sim

b) Não

A resposta é “b) Não”. Em curva, a moto não conhece a diferença entre travar, embraiar, reduzir ou desacelerar. Em curva, qualquer uma destas formas de desaceleração irá causar a mesma reacção – “aliviar” o peso atrás.

Portanto, a resposta à primeira pergunta é “e) Inclinas-te mais”. Entra na curva por fora, olha para o ponto mais afastado que conseguires, inclina a moto, e mantém uma aceleração constante durante toda a curva, “rolando” progressivamente o punho. O tempo para abrandar, travar e outras coisas, é antes da curva, antes de inclinares a moto. Se entrares numa curva muito depressa, inclina-te mais e mantém uma aceleração constante. Uma das coisas que devemos todos praticar para descrevermos bem uma curva é uma técnica chamada “Slow, Look, Lean and Roll”.



Parte 2- A Técnica

Slow (abrandar): Usa os dois travões para abrandar (diz-se que a força a aplicar deverá ser aproximadamente de 75% no(s) da frente e 25% no de trás), e reduz a(s) “mudança(s)”. A moto deverá estar engrenada na “mudança” correcta e “desembraiada” antes de começares a curva.

Look (olhar): Olha para a saída da curva (ou o ponto mais longe que conseguires. Este é provavelmente o passo mais importante de todos. Mantém a cabeça e os olhos levantados e nivelados com o horizonte, não olhes para o chão à tua frente. Numa moto, tu vais para onde olhas, e se olhas para baixo, vais para baixo… Manter a cabeça levantada ajuda-te a manter o equilíbrio e o controle. Se quiseres virar para a direita, vira a cabeça (e os olhos) para a direita e vê para onde queres ir, olha para o ponto de saída da curva. Se quiseres virar para a esquerda, faz a mesma coisa.

Lean (inclinar): Inclina a moto para fazer a curva. Usa o guiador (e não o peso do corpo) para te inclinares. Se te quiseres inclinar para a direita, empurra o punho direito para a frente. Se te quiseres inclinar para a esquerda, empurra o punho esquerdo para a frente. Chama-se a isto “countersteering”, e é a melhor maneira de inclinar uma moto em movimento.

Roll (“enrolar” o punho): Uma velocidade constante ou uma ligeira aceleração (e não o abrandamento ou travagem) estabilizam a suspensão e distribuem a tracção e o peso igualmente pelos dois pneus. Se não conseguires acelerar suavemente durante a curva, é porque já a começaste a fazer mal. Abranda mais, antes da curva, para poderes acelerar durante a mesma.

Pensem sempre antes de cada curva: "Abrandar, olhar, inclinar e acelerar"... "abrandar, olhar, inclinar e acelerar"...



Fontes:

http://www.rider-ed.com/tips/cornering.htm

http://www.motorcyclesafety.state.mn.us/pages/tips_pages/askmmsc/mhandling/askmmsc_mhandling_6.html

http://forum.clubevfrportugal.com/index.php?topic=158.0
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