Motard São Rafael
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Grupo Motard São Rafael, Caldas da Rainha
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Tópicos semelhantes

 

GMSR com o apoio de:

Últimos assuntos
» 4.ª Concentração Motard - Caldas da Rainha 2014
Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSex 17 Jan 2014, 10:43 por Prez

» Recolha de Sangue
Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSex 17 Jan 2014, 10:39 por Prez

» Formação - Reciclagem e Novo Código da Estrada
Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSex 17 Jan 2014, 10:36 por Prez

» III Concentração
Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSeg 29 Abr 2013, 11:40 por Prez

» 4.º Aniversário do Grupo Motard São Rafael e Recolha de Sangue
Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeTer 02 Out 2012, 23:48 por Prez

» Torneio de Matraquilhos
Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeTer 02 Out 2012, 23:41 por Prez

» Festa "FIM DO VERÃO"
Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeTer 02 Out 2012, 23:36 por Prez

» Miguel Oliveira confirmado :) MOTO3
Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeQui 02 Ago 2012, 14:47 por Prez

» Drag Star 650cc Classic (XVS 650), toda de origem.
Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSáb 21 Abr 2012, 16:43 por Prez

» Recolha de Sangue do GMSãoRafael dia 25Abr'12
Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSáb 21 Abr 2012, 16:40 por Prez

Redes Socias


Fundado a 4/11/2008


 

 Condução mais seguro à chuva.

Ir para baixo 
+3
PUNISHER
Prez
ppdiniz
7 participantes
AutorMensagem
ppdiniz
GM
GM
ppdiniz


Data de inscrição : 27/02/2010
Idade : 52
Localização : Alfeizerão

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSáb 06 Mar 2010, 22:06

Em resumo, o que é importante, entre muitas outras coisas, são:

1- Evitar marcas rodoviárias (passadeiras, traços contínuos/descontínuos, traços das bermas)

2 - Juntas de dilatação das pontes (esta talvez seja a mais perigosa de todas)

3 - tentar circular na zona de rasto dos pneus dos carros (no meio, como existe sempre óleo que cai no centro do carro, esta zona central fica sempre mais escorregadia) - mas atenção: evitar zonas com muita água (aquaplaning) ou, caso seja uma estrada muito utilizada e antiga, cuidado com o fosso que a passagem sistemática dos carros vai criando (fica um género de uma "valeta" pequena, mas como é íngreme - embora pouco - é o suficiente para escorregar a frente)

4 - Cuidado com a parte de fora das rotundas e até mesmo da estrada: é onde acumula-se a maior parte do lixo, óleos e outras sujidades!

5 - Nunca dar como garantido que uma poça é só um pequeno aglomerado de água! Com as chuvas fortes, podem-se apanhar grandes surpresas, nomeadamente buracos bem fundos mas que, como estão cobertos de água, torna-se impossível verificar se são ou não perigosos!

6 - travões: vai usando sistematicamente o travão para que o disco não acumule muita água. Usa de quando em vez, só mesmo para limpar os discos.

7 - Travagem: pessoalmente, em tempo de chuva, tento usar mais pressão no travão de trás do que no da frente. Travar da mesma forma que travas no dia-a-dia com o travão da frente, num dia de muita chuva a roda pode ter tendencia a escorregar para os lados e isso torna-se fatal.

8 - Acelerações: cuidado! Mesmo com bons pneus, quando empregas muita potência numa roda motriz, esta perde sempre alguma aderência! Doseia bem as acelerações, ultrapassagens e afins.

9 - Estar sempre prevenido com material para a chuva, uma vez que o desconforto enquanto conduzimos, pode tornar-se num inimigo.

10 - Ter todos os sentidos cognitivos a 100%, pois quem circula de mota nunca pode esquecer-se que somos o nosso para-choques.

Dito isto, abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://gmsr.forumeiros.com
Prez
GMSR. Chegaste lá!
GMSR. Chegaste lá!
Prez


Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 55
Localização : Caldas da Rainha

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeQui 16 Set 2010, 10:33

Cá vão mais umas dicas para compelmentar as primeiras

REGRAS DE OURO DA PILOTAGEM NO INVERNO

1º Inimigo: a CHUVA
A arma definitiva, especialmente em chuvas pequenas, é a existência de carenagem.
Igualmente, para evitar sustos com a chuva, tenha particular atenção à escolha dos pneus. Os compostos "pedra", de grande duração, podem chegar a ser perigosos. Os travões antibloqueio são um privilégio nestas condições.
Um fato impermeável (mais fácil de transportar se for composto de duas peças) é imprescindível, salvo se optar pelas soluções completas de "Gore-Tex". O mesmo se diga de uns cobre-botas, a não ser que tenha umas botas completamente impermeáveis.
Como soluções de emergência podem ser utilizados sacos de plástico (do lixo) bem ajustados ao que se quiser resguardar, bem como luvas de plástico ou borracha sobre as luvas normais.
A condução deve ser suave e sem manobras bruscas porque, deste modo, pode-se viajar com água e com uns limites de segurança bastante mais amplos do que parece. Aqueça os pneus com cuidado e evite as linhas brancas no pavimento, regueiros de gasóleo, etc.
Lembre-se que os automobilistas não o vêem, com os seus vidros embaciados e com os espelhos cobertos de água.
Trate as placas metálicas ou as tampas de esgotos como se fossem placas de gelo.
Lei de Murphy: quando se põe o fato de chuva não chove, mas se se esquecer dele cairá toda a chuva do mundo...

2.º Inimigo: o FRIO
Considera-se que é o mais comum, sendo um dos principais inimigos do condutor de mota mas, felizmente, é o mais fácil de combater. Entre 12ºC e 1ºC há que tomar medidas especiais. Fisicamente não existe o frio, apenas há ausência de calor...
A carenagem é imprescindível, pela sua eficácia. Pode-se sempre montar uma viseira que evite o vento no peito.
O "Gore-Tex" e outras fibras revolucionaram o vestuário de Inverno. Como soluções de emergência, há o recurso a um jornal a resguardar o peito, bem como cobre-mãos feitos com garrafas de plástico cortadas longitudinalmente.
Para o uso de coletes ou punhos térmicos, é importante ter a bateria em boas condições e toda a cablagem blindada e bem colocada.
Com baixas temperaturas, mas sempre superiores a 0ºC, a condução não difere do habitual em condições normais, mas é preciso recordar que os pneus frios agarram muito menos que quentes, em especial durante os primeiros quilómetros.
Qualquer acompanhante deve ir com equipamento ainda melhor do que o condutor.
Há sempre humidades e descidas de temperatura ao passar zonas sombrias.
Deve sair de casa bem quente. Mais vale perder uns minutos fechando tudo antes de sair, ajustando bem as roupas e fechos, do que ter de o fazer a meio do percurso, quando já é muito difícil recuperar o calor perdido.

3.º Inimigo: o NEVOEIRO
Enganoso, molha a viseira de forma lenta e não desaparece com a velocidade, dificultando ainda mais a visão.
As armas principais são os faróis anti-nevoeiro, os líquidos anti-embaciantes e os reflectores bem colocados (inclusivamente no fato).
Como soluções de emergência pode levantar-se a viseira (se não levar óculos) ou utilizar sabão líquido como anti-embaciador (e enxaguar bem).
Quanto à condução, o mais perigoso são as auto-estradas e as vias rápidas, em que se tem a tentação de circular mais rápido do que a visibilidade permite. É preciso assumir que o pavimento está molhado, aceitando que a média quilométrica da viagem se reduzirá drasticamente.
Não diminuir nunca a precaução, porque circular muito tempo com nevoeiro conduz a uma falsa sensação de segurança.
É preciso limpar frequentemente a viseira com a luva, bem como recordar que nem todos os obstáculos levam luz (vacas, carros, peões, etc.).
Em caso de avaria ou paragem na estrada, estacione fora do asfalto.

4.º Inimigo: o GELO
Traiçoeiro, camuflado, o gelo nunca denuncia a sua presença. Circulando em estrada aberta, é o mais fulminante dos inimigos. Convém tentar detectá-lo antes que o termómetro alcance os 0ºC.
Não há armas definitivas contra o gelo.
Como soluções de emergência, poder-se-ão enrolar cordas na roda traseira para conseguir que esta se agarre. Ou utilizar certos líquidos que se espalham sobre o pneu.
A condução tem de ser de antecipação. Quando a temperatura ronda os 0ºC, as manchas na estrada já não serão de água líquida.
Se se entrar repentinamente sobre uma placa de gelo e se se tiver uma boa escapatória, há que seguir "teso como uma vela".
Sobre neve pode-se avançar com uma moto de estrada sempre que não houver desníveis pronunciados.
Quanto ao granizo, enquanto não se formar uma capa sobre o piso da estrada, os pneus desalojam as bolas bastante bem.
É preciso limpar várias vezes a viseira do capacete, passando a luva, para evitar que a neve congele.
Numa zona de sombra permanente podem estar restos de gelo mesmo durante o dia.

5.º Inimigo: o VENTO
É um inimigo diabólico que não permite baixar as precauções nem um momento. Consegue pôr tenso o sistema nervoso do mais calmo dos motociclistas.
Sempre se prefere o vento frontal aos laterais e são muito mais defensáveis os contínuos do que os intervalados.
A arma definitiva de defesa é a perícia do condutor.
Como soluções de emergência, pode-se mudar a posição, deslocando-se para o lado de onde sopra o vento. Deve transportar-se equipamentos baixos e pouco volumosos e, ao viajar-se com acompanhante, deve tentar fazer-se um só corpo.
Quanto à condução, deve evitar-se a distracção, conduzindo sempre muito atento e disposto a corrigir qualquer rajada com energia, mas também com tranquilidade.
Viajar apoiado num vento lateral é relativamente fácil.
A mota avança inclinada nas rectas, mas é preciso prestar muita atenção às mudanças do vento que se verificam nas barreiras (taludes ou valas): tapam repentinamente o vento, considerando-se que os momentos mais críticos são o da ultrapassagem de um camião ou o da entrada numa ponte.
Deve observar-se as árvores, as bandeiras ou a vegetação alta.
Os sinais de uma manga de aviação (ou de vento) indicam zona de ventos frequentes ou que estamos próximos de uma travessia de corredores naturais de vento.

Um abração



Ir para o topo Ir para baixo
PUNISHER
G
G
PUNISHER


Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 50
Localização : Costa Oeste

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeQui 16 Set 2010, 10:58

Mas... Quem é que anda á chuva?
Contam-se pelos dedos...
Devias fazer um tópico tipo : "Condução segura ao Domigo, se estiver sol!"
hehehehe

(eu sei, mas o meu mau feitio é mais forte)


Condução mais seguro à chuva. 898443
Ir para o topo Ir para baixo
Prez
GMSR. Chegaste lá!
GMSR. Chegaste lá!
Prez


Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 55
Localização : Caldas da Rainha

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeQui 16 Set 2010, 16:46

Ai o menino... então só andas na tua "burra" quando faz sol???
Eu cá ando sempre que me apetece, e a chuva o último dos elementos a impedir-me de andar.
Motociclismo sempre
Ir para o topo Ir para baixo
PUNISHER
G
G
PUNISHER


Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 50
Localização : Costa Oeste

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeQui 16 Set 2010, 17:13

Eu falava dos "outros"...
Sabes bem que não ando mais com tempo chuvoso, porque a minha mota pára, ou começa a arder!!!
hehehehe
Ir para o topo Ir para baixo
Hélder
GMS
GMS
Hélder


Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 43
Localização : Caldas da Rainha

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeQui 16 Set 2010, 19:50

Por falar em chuva.
Alguém conhece um sitio que vendam fatos para a chuva baratinhos? Condução mais seguro à chuva. 630698
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Soares
Administrador
Administrador
Paulo Soares


Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 48
Localização : Gaeiras

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSex 17 Set 2010, 08:42

Hélder escreveu:
Por falar em chuva.
Alguém conhece um sitio que vendam fatos para a chuva baratinhos? Condução mais seguro à chuva. 630698

www.louis.de

Por acaso fiz agora uma encomenda de lá!
O fixe é juntar mais pessoas para a encomenda, porque os portes são 9.95€ até 50 kg.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.paulosoares.net
Ricardo Amaro
GMS
GMS
Ricardo Amaro


Data de inscrição : 03/03/2010
Idade : 47
Localização : A ROLAR

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSex 17 Set 2010, 14:59

PUNISHER escreveu:
Eu falava dos "outros"...
Sabes bem que não ando mais com tempo chuvoso, porque a minha mota pára, ou começa a arder!!!
hehehehe

isso são promonores lol! Condução mais seguro à chuva. 388767
Ir para o topo Ir para baixo
http://http--www.restaurantes-caldas.com
Prez
GMSR. Chegaste lá!
GMSR. Chegaste lá!
Prez


Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 55
Localização : Caldas da Rainha

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSex 17 Set 2010, 22:16

Comprei no LIDL e estou satisfeito. Mas gostava de comprar um fato de duas peças... é mais confortável
Ir para o topo Ir para baixo
ROCKER357
GMS
GMS
ROCKER357


Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 53
Localização : Infantes - PORTUGAL

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSáb 18 Set 2010, 00:43

Paulo Soares escreveu:
Hélder escreveu:
Por falar em chuva.
Alguém conhece um sitio que vendam fatos para a chuva baratinhos? Condução mais seguro à chuva. 630698

www.louis.de

Por acaso fiz agora uma encomenda de lá!
O fixe é juntar mais pessoas para a encomenda, porque os portes são 9.95€ até 50 kg.

Bom sítio!! Condução mais seguro à chuva. 259540

Tú lá encontras estes coisas pá!!

Ainda vamos a tempo de juntar ou já mandas-te vir?
Ir para o topo Ir para baixo
ROCKER357
GMS
GMS
ROCKER357


Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 53
Localização : Infantes - PORTUGAL

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSáb 18 Set 2010, 00:52

PUNISHER escreveu:
Mas... Quem é que anda á chuva?
Contam-se pelos dedos...
Devias fazer um tópico tipo : "Condução segura ao Domigo, se estiver sol!"
hehehehe

(eu sei, mas o meu mau feitio é mais forte)


Condução mais seguro à chuva. 898443


Por acaso é uma pergunta que faço a mim próprio no inverno, ao passar pelas dúzias?centenas?milhares? de motas com que me cruzo no caminho, e depois enquanto ando ás voltas a procurar um estacionamento para motos com espaço livre:
- como é que com um tempo destes, anda tanta gente de mota?! Condução mais seguro à chuva. 630698

Condução mais seguro à chuva. 697273 Condução mais seguro à chuva. 697273 Condução mais seguro à chuva. 697273 Condução mais seguro à chuva. 697273 Condução mais seguro à chuva. 697273
Ir para o topo Ir para baixo
Hélder
GMS
GMS
Hélder


Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 43
Localização : Caldas da Rainha

Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitimeSáb 18 Set 2010, 09:57

Prez escreveu:
Comprei no LIDL e estou satisfeito. Mas gostava de comprar um fato de duas peças... é mais confortável

Para mim é sufeciente, é só para ir para o trabalho, que o meu fato não entra água,mas depois tenho que vestir tudo e dá muito trabalho Condução mais seguro à chuva. 630698
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Condução mais seguro à chuva. Empty
MensagemAssunto: Re: Condução mais seguro à chuva.   Condução mais seguro à chuva. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Condução mais seguro à chuva.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» espetaculo...
» Top dos mais postadores
» Enciclopédia de Piropos à Trolha mais completa k nunca!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Motard São Rafael :: Geral :: As motas, técnicas de condução, etc-
Ir para: